quarta-feira, 28 de setembro de 2011

RELATÓRIO SEMANAL DE ATIVIDADES

FOGÃO DE AQUECIMENTO INDUTIVO - SEMANA N°3

1. AÇÕES PREVISTAS PARA A SEMANA
Postar o Relatório de Atividades Semanais;
Conclusão do Formulário de Descrição do Projeto;
Procurar ajuda de um Engenheiro Elétrico;

2. AÇÕES REALIZADAS NA SEMANA
O Formulário de Descrição foi discutido e algumas partes apresentadas ao Professor Orientador;
Discussão do projeto com o Engenheiro Elétrico Renato Oliveira;

3. PENDÊNCIAS PRINCIPAIS
Concluir o Formulário de Descrição do Projeto

4. DIFICULDADES PRINCIPAIS
Encontrar horário disponível para a reunião com o Engenheiro Elétrico;
O grupo não conseguiu se encontrar para concluir as atividades semanais, como exemplo, a conclusão do Formulário de Descrição do Projeto;

5. MATERIAIS PRÁTICOS A PROVIDENCIAR
Por enquanto nenhum;

6. MATERIAIS TEÓRICOS A PROVIDENCIAR
Pesquisa bibliográfica acerca do processo de Eletroinduçao, prós e contras relacionados ao fogão eletroindutivo;

7. CONTATOS A REALIZAR
Engenheiro Elétrico e Professor Orientador;

8. IDÉIAS A EXPLORAR
Inicialmente, acerca do processo de Indução Eletromagnética;

9. ENCAMINHAMENTOS PARA A SEMANA SEGUINTE
Decidir sobre os materiais usados na construção do protótipo;
Pesquisar sobre os preços desses materiais;
Definir o orçamento do projeto;

10. ENCAMINHAMENTOS PARA AS SEMANAS POSTERIORES
Reunião dos materiais usados na construção do protótipo;

11. ANÁLISE DO CUMPRIMENTO DO CRONOGRAMA
O grupo se encontra um pouco atrasado em relação ao cronograma;

12. AVALIAÇÃO DO ANDAMENTO DO PROJETO
Está de acordo com o previsto pelo grupo;


FORMULÁRIO DE DESCRIÇÃO DE PROJETO

1. TÍTULO
Fogão de Aquecimento Indutivo

2. EQUIPE
Deborah Cardoso da Cruz
dedehcardoso@hotmail.com
Jéssica Almeida Campos Dell Orto
jessicadellorto@hotmail.com
Jéssica Mara Santos
jessicamara2005@yahoo.com.br
Rodrigo Zica Oliveira
rodrigoliveira@hotmail.com
Rogan Inerguson Robson
rogan_ir@hotmail.com
Professor Orientador : Anderson Higino

3.SITUAÇÃO-PROBLEMA
O crescimento da população observado nos dias de hoje demanda por planejamento do espaço físico a ser ocupado. Por isso, novos layouts devem ser pensados e criados a fim de se adaptarem a essa realidade. Também, o ritmo de vida das pessoas requer que tarefas sejam realizadas em menor tempo, e, então, os utensílios utilizados devem ser mais práticos para otimizar o tempo já escasso. É nessa realidade que surgem as TICs, auxiliando os usuários nas suas atividades diárias. Uma das inovações é o fogão eletroindutivo, mais eficiente nas trocas de calor e, quando comparado ao fogão a gás, por exemplo, ocupa menos espaço, além de demandar por menos cuidados para sua limpeza e manutenção. 

4.OBJETIVOS
GERAL:
Desenvolver o protótipo de um fogão que aqueça alimentos com base no princípio da indução eletromagnética.

ESPECÍFICOS:
Realizar pesquisa bibliográfica acerca do princípio de funcionamento do fogão eletroindutivo.
 Elaborar um projeto para a execução do protótipo.
Construir o protótipo.
 Realizar testes para a verificação do funcionamento do fogão.
Apresentar ao público o protótipo, demonstrando sua funcionalidade.

5.JUSTIFICATIVA
O grupo escolheu fazer um protótipo de uma tecnologia já existente para demonstrar seu princípio de funcionamento, baseado em conhecimentos relativos ao eletromagnetismo. De manuseio relativamente simples, o fogão apresenta manutenção de baixo custo financeiro e fácil limpeza.
O fogão eletroindutivo funciona cerca de 25% a 50% mais rápido se comparado aos fogões a gás, pois ele é mais eficiente nas trocas de calor, reduzindo o tempo gasto para o cozimento de alimentos [fonte: Consumer Reports]. Além disso, a eficiência na transferência de energia para a panela na forma de campo magnético que se converte em calor chega aos 90% enquanto que em outros tipos de tecnologias o máximo que se consegue pouco passa dos 70%, com apenas 27% no caso do gás de cozinha [Newton C. Braga, Powered by Joomla!].
Por apresentarem superfícies mais frias e sem chama aberta, os fogões por indução são mais fáceis de limpar. 
Por fim, o perfil baixo e as superfícies planas tornam esses fogões convenientes para pessoas que estão nas cadeiras de rodas.Tem-se ainda o fator segurança, bem maior do que no caso do gás, já que o circuito tem recursos para desligar sozinho e não existe o perigo de vazamentos, argumentos considerados pelo Instituto Newton C. Braga, que escreve para revistas no mundo inteiro acerca das tecnologias.
Por ainda ser uma tecnologia pouco difundida, esses fogões estão disponíveis no mercado por um preço pouco acessível à maioria da população. Também, não é possível afirmar que os fogões indutivos sejam mais econômicos que os outro modelos de fogões já existentes no mercado [fonte: U.S. Departament of Energy]. Espera-se que as pesquisas acerca dessa tecnologia se intensifiquem, as questões sobre custo x benefício sejam respondidas e essa nova tecnologia tão revolucionante seja, enfim, difundida.


6.METODOLOGIA ( MATERIAIS E MÉTODOS)
Inicialmente, são realizadas pesquisas bibliográficas acerca do funcionamento do fogão eletroindutivo, utilizando livros de física e artigos na internet para aumentar o conhecimento do grupo sobre o assunto. Conversas e discussões com um profissional da área da  engenharia elétrica são imprescindíveis ao decorrer do projeto. 
Após a realização da pesquisa bibliográfica, inicia-se o levantamento de materiais necessários para a construção do protótipo. Para essa etapa será levado em consideração o preço, a qualidade e a adequação aos fins de utilização de cada material, visando a viabilidade do projeto. 
Os principais materiais utilizados são: bobina, tomada, fios, cerâmica ou vidro, panela ferromagnética e termômetro.
Na etapa seguinte, começa a execução do projeto, ou seja, a montagem do protótipo. O circuito gerador da corrente alternada e, consequentemente do campo magnético, é o primeiro a ser montado. Depois, monta-se toda a estrutura do fogão, utilizando os materiais já recolhidos. Assim, tem-se o suporte para que se insira a placa cerâmica que suporta a panela ferromagnética. 
Após essa montagem, verifica-se o funcionamento do protótipo, colocando-se água dentro da panela para que seja aquecida.


7. ETAPAS


ETAPAS
Critérios e Instrumentos de Avaliação
Avaliadores
1. Pesquisa Bibliográfica;


2. Levantamento do material a ser utilizado;
3. Montagem do protótipo;
4. Redação do relatório;
5. Apresentação do projeto;

Artigos publicados na internet; Livros de Física;
Pesquisa de preços em lojas e internet;
Relatórios Semanais;


Exposição interna do protótipo; Apresentação teórica do projeto, usando power-point;

 Para todas as etapas, o Professor Orientador: Anderson Higino;

8. CRONOGRAMA DE TRABALHO

ETAPAS
INÍCIO
FIM
1. Pesquisa Bibliográfica;
2. Levantamento do material;
3. Montagem do protótipo;
4. Redação do relatório
5. Apresentação do projeto;

17/08/2011
31/08/2011
10/10/2011
01/12/2011
07/12/2011
31/08/2011
28/09/2011
01/12/2011
06/12/2011
07/12/2011

9. ORÇAMENTO
O custeio do material será feito pelos próprios integrantes do grupo. Segue abaixo, uma especificação dos principais materiais providenciados para a etapa de montagem do protótipo e dos seus respectivos preços:
Bobina: R$ 5
Fios: R$ 2,30
Tomada: R$ 0,75
Cerâmica: R$ 18
Panela ferromagnética: R$ 89

10.REFERÊNCIAS
A pesquisa bibliográfica foi feita lendo artigos na internet e em livros de Física:

Gerbis,Nicholas. Como funcionam os fogões de indução. Traduzido por HowStuffWorks Brasil. <http://casa.hsw.uol.com.br/fogoes-de-inducao.htm>. Acesso em 12 ago. 2011

Braga C., Newton. Como funciona o fogão ou panela de indução. <http://www.newtoncbraga.com.br/idex.php/como-funciona-o-fogão-ou-panela-de-indução.html>. Acesso 16 ago. 2011

Halliday,David;  Resnick, Robert; Walker, Jearl. Fundamentos de Física.8.ed., vol.3.São Paulo: LTC,2007.


Belo Horizonte
29/09/2011